Promover, incentivar e participar de atividades de educação ambiental em todos os âmbitos.
Dentro das salas de aulaNo campoNa cidade
Criação de reservas ecológicas
Identificação de áreas públicas que possam ser destruídas por invasões, queimadas, etc...
O trabalho consiste em cadastrar a área, colher dados diversos como vizinhança, nascentes, bacia que está inserida, fauna e flora.
Após estes trabalhos são acionados os mais diversos mecanismos (população, órgãos públicos, imprensa, etc...) para viabilizar a criação de Reserva Ecológica.
Nascente do córrego Olhos D´Água, uma área pública que estava sujeita a todas as ameaças e hoje, graças à mobilização, ao Orçamento Participativo da Prefeitura de Belo Horizonte e à Câmara Municipal, está cercada e tornou-se uma área verde protegida
Recuperação de áreas degradadas
Registro de áreas que sofreram queimadas ou outra degradação, acionamento dos responsáveis e mobilização para recuperação.
Proteção de nascentes
Cadastro de nascentes e identificação se está em área pública ou privada. Se for pública acionar o governo local para sua proteção. Se for privada realizar trabalho de educação ambiental visando conscientizar o proprietário.
Nascente em risco devido deposição de entulho em seu entornoNascente seca devido drenagem de seu entornoNascente em risco devido sua má utilizaçãoNascente contaminada devido construção de banheiro com fossa ao seu lado
Cidadania
Denunciar e registrar ações de agressão ambiental ou social. Monitorar para obter o resultado desejado e compartilhar para servir de exemplo.
Entulhos jogados à margem de córregoMovimentação de terra em APP (área de preservação permanente)
Cuidado e respeito com animais
Acionar sistema de zoonose e ONGs específicas quando identificar animal padecendo.
Registrar local e acionar Polícia Ambiental em caso de animais silvestres presos.